Search
Close this search box.

VOCÊ SABE O CENÁRIO ATUAL DO TURISMO NO BRASIL?

Em 2023, o cenário do turismo no Brasil aponta para um índice de crescimento de mais de 15% em relação ao ano de 2019, antes da pandemia.

Conforme a OMT (Organização Mundial de Turismo), o Brasil é o país que tem maior potencial de recursos naturais para o turismo. 

Diversos fatores corroboram para esse fato:

      • O litoral brasileiro tem uma enorme extensão, com praias lindíssimas, muitas vezes, localizadas nas capitais dos estados e com um turismo organizado (como rede hoteleira, transportes, passeios e guias especializados);

      • É uma população de mais de 200 milhões de habitantes e bastante receptiva.

    Alguns aspectos demonstram que o turismo no Brasil se mostra promissor nos anos vindouros, porque:

    1° Estudos relatam que a nova geração tem preferência por investir em viagens e em experiências culturais, muito mais do empregar os seus recursos financeiros em bens móveis ou imóveis, como os seus antepassados;

    2° As mídias sociais reforçam que as escolhas por viagens é interessante, quando propagam as imagens de lugares paradisíacos, ou quando demonstram a capacidade de ampliar os conhecimentos e adquirir cultura e, por fim, quando representam um status econômico e social.

    ALGUNS DADOS SOBRE O TURISMO EM 2023

        1. Segundo a PayTour: “O setor de viagens e turismo movimentará perto de 9 trilhões de dólares  (o equivalente a cerca de 50 trilhões de reais, na cotação atual) na economia mundial em 2023. E é o Brasil que receberá grande parte desse aporte”.

      A Tendência no pós pandemia, os consumidores de turismo aparentam procurar os seguintes serviços:

          • Passeios regionais, para conhecer melhor regiões próximas de onde vivem e reduzir custos;

          • Experiências marcantes (passeios por locais históricos, monumentos ligados à religião, etc.);

          • Excursões e rotas turísticas que possam ser visitadas em grupo;

          • Turismo doméstico (destinos dentro do país, sejam eles próximos ou não);

          • Destinos ecoturísticos.

            1. De acordo com Radar do Futuro: “As perspectivas para o turismo em 2023 no Brasil são positivas. Mas sem afastar os desafios gerados pelas crises dos cenários externo e interno. Com a mudança de governo, as prioridades da gestão da economia tendem a favorecer o turismo regional. E, também, este ano, haverá muitos feriados prolongados, que devem movimentar mais de 70 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)”.
            2. No site Terra: “Há a confirmação de que com 9 feriados, o turismo deve retomar patamares pré pandemia em 2023. O setor de turismo, após sofrer duramente durante os anos de pandemia, parece estar se reerguendo para uma forte retomada em 2023. Segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o setor deve crescer acima dos 50% este ano, em comparação com 2022”.

            3. No Sebrae: fez uma parceria para um estudo realizado pela FGV, sobre os efeitos do coronavírus no turismo: “O setor deve atingir os mesmos patamares de faturamento de 2019 até o final de 2023. A expectativa é que as micro e pequenas empresas do setor atinjam o patamar de estabilidade no primeiro semestre de 2023 e que, a partir do segundo semestre do próximo ano, consolide o crescimento e supere o faturamento de períodos anteriores”.

            4. Na Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo): “Em 2023, a expectativa para o setor de turismo é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano. Os dados são animadores para as empresas e para toda a economia, pois o setor, além de representar uma importante atividade, apresenta grande capacidade de empregabilidade”.

          Dessa forma, pode-se dizer que são ótimas as expectativas do turismo para 2023.  Afinal, o turismo doméstico é um dos principais setores da economia brasileira e segue em expansão e quanto mais ele cresce, melhor é para o país. 

          Há diversos efeitos positivos do turismo, entre eles estão: ganhos de divisas e créditos na balança de pagamentos, faturamento das empresas, taxas e impostos para os governos, emprego e renda, entre outros.


          Quer saber mais sobre o turismo no Brasil? Venha conhecer nossa página no Instagram.

          Deixe um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          Artigos relacionados