Além das paisagens de tirar o fôlego, com praias, lagoas, dunas, rios, entre outras maravilhas da natureza, o nordeste junta beleza e esporte, pois tem os melhores lugares para a prática de diversos esportes.
A possibilidade de fazer atividades físicas em cenários deslumbrantes é uma das razões para haver uma alta demanda para o Nordeste.
O NORDESTE E OS ESPORTES
Elegemos alguns locais paradisíacos para os amantes de esporte e natureza:
1° Surfe ou Surf – do inglês “surface” pois é um esporte feito na superfície da água, o esportista desliza pelas ondas do mar com uma prancha.
- Cacimba do Padre (Arquipélago de Fernando de Noronha – Pernambuco) – esse local é chamado Havaí do Brasil, é perfeito para o surf por causa das ondas bem grandes e tubulares;
- Baía de Formosa (Rio Grande do Norte) fica a 100 km da capital (Natal) – é um dos melhores destinos para os surfistas. Terra do medalhista de ouro olímpico e campeão mundial de surf Ítalo Ferreira.
2° Canoagem – é um esporte náutico praticado com canoa ou caiaque.
- Tibau do Sul (Rio Grande do Norte) – com sua paisagem incrível, cercada pela Mata Atlântica, a canoagem é oferecida por diversos hotéis da cidade;
- Porto de Galinhas (Pernambuco) – é um distrito de Ipojuca, a 70 km de Recife e um destino muito conhecido para quem gosta de praia e a prática de esportes, incluindo a canoagem. Alguns hotéis oferecem caiaque para a prática desse esporte naútico.
3° Kitesurf – é um esporte aquático que utiliza uma pipa (kite), uma prancha e usa o vento para deslizar sobre a água.
- Cumbuco (Ceará) – é uma pequena vila de pescadores, considerada a capital brasileira do Kite, possui dunas que favorecem a velocidade do vento;
- São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte) – fica a 100 km da Capital (Natal) é um dos destinos mais populares para a prática de Kite, porque tem ventos de mais de 40 km/h.
4° Bodyboard – é um esporte aquático similar ao surf, com a diferença que no bodyboard se pratica o esporte deitado na prancha e não em pé como no surf.
- Praia de Stella Maris (Salvador – Bahia) – possui piscinas naturais e um mar aberto com ondas fortes que atrai os praticantes de bodyboard;
- Praia do Cupe, em Ipojuca (Recife – Pernambuco) – é um longa extensão de areia branca com coqueiros tombados pelo vento, com ondas altas é o local ideal para praticar esportes aquáticos como o bodyboard.
5° Stand Up Paddle – o praticante fica em pé na prancha e usa um remo para se locomover.
- Praia dos Carneiros (Pernambuco) – é um bom local para a prática de Stand Up Paddle, em pé na prancha e com uma água cristalina, dá para ver o fundo do mar;
- Praia de Santo André (Bahia) – fica no vilarejo de Santo André ao sul da Bahia, quando o mar está sem onda, o Stand Up Paddle é o esporte escolhido por lá.
6° Rafting – é praticado com botes de borracha infláveis, há um guia ou instrutor e seis ou oito atletas que remam em sintonia para vencer as corredeiras.
- Itacaré (Bahia) – no distrito de Taboquinhas, no rio de Contas, que nasce na área da Chapada Diamantina e deságua na praia da Concha ficam as corredeiras para a prática de rafting;
- Nilo Peçanha (Bahia) – situa-se no sul da Bahia, numa região conhecida como “Costa do dendê” – o rafting é feito no rio das Almas, são 6 km de corredeiras.
Há muitas outras modalidades de esportes que podem ser praticados no Nordeste, como caminhada pelas dunas e praias, paraquedismo, mergulho em águas límpidas no meio de uma vibrante vida marinha, além de asa delta, parapente e muito mais!