Search
Close this search box.

AVENTUREIRO: CONHEÇA LUGARES INCRÍVEIS NA REGIÃO NORTE

A região norte é provavelmente a melhor região do Brasil para os aventureiros, sendo a maior em extensão territorial, é a que concentra a maior área verde do país com lugares incríveis para se aventurar.

Entre as riquezas naturais, sendo a floresta amazônica a sua maior representante, pois ocupa a maior parte da região norte do Brasil, há também riquezas históricas e culturais. 

A região norte tem duas importantes  características:

      • Concentra a maior biodiversidade do Brasil;

      • Há uma enorme influência da natureza sobre as ocupações geográficas – tanto nos costumes alimentares (muitos se alimentam dos peixes dos rios próximos de onde vivem ou de ervas da região), quanto na maneira de locomoção da população (os ribeirinhos se locomovem em embarcações pelos rios).

    É formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

    Por ser uma região pouco habitada e ter áreas naturais praticamente intocadas pelo homem, essa região pode oferecer o ecoturismo, o turismo pesqueiro e o turismo de aventura.

    TURISMO EM CADA ESTADO DA REGIÃO NORTE 

    Cada estado da região Norte tem lugares paradisíacos e escolhemos alguns pontos especiais

    1. Pará – o primeiro lugar incrível que escolhemos fica no estado do Pará, na cidade de Santarém, mais conhecido como Alter do Chão, sendo a praia de água doce mais bonita do país e do mundo pelo jornal inglês “The Guardian”. É conhecida como Caribe Amazônico e fica a 38 km de Santarém, são 100 km de praia de areia branca, ladeada pelo verde rio Tapajós. Esse paraíso escondido possui cachoeiras, sítios arqueológicos, florestas, igarapés e ilhas. Como se não bastasse todos esses atrativos, ainda tem trilhas e o famoso espetáculo do encontro dos rios Amazonas e Tapajós, na cidade de Santarém, as águas barrentas do Amazonas se juntam as águas azuis-esverdeadas do Tapajós, sem se misturarem.

    2. Amazonas – nossa segunda dica incrível fica por conta da capital do estado – Manaus. Pois foi uma das primeiras cidades brasileiras a adotar o uso de ônibus turísticos – AmazonBus, assim como nas grandes cidades turísticas ao redor do mundo, o ônibus leva os turistas para visitarem os principais pontos turísticos da região. São pontos históricos, culturais, ecológicos e pesqueiros, dentre muitos do roteiro, estão: 

      • Theatro Amazon – é símbolo da era de ouro de Manaus, que se deu durante o Ciclo da Borracha. Inaugurado em 1896 e, além de ser palco para os mais variados espetáculos, funciona como museu;
      • Jardim Botânico Adolpho Ducke – o naturalista que deu nome ao lugar, foi um dos botânicos que mais contribuíram para a identificação e catalogação de espécies e para o estudo da biogeografia da floresta amazônica – com 100 quilômetros quadrados  e mais de 3 quilômetros de trilhas, tem inúmeras espécies de animais em extinção, como araras, tucanos, tatus e onças-pintadas;
      • Praia da Ponta Negra – a mais urbanizada praia fluvial da cidade, está localizada às margens do rio Negro, segundo rio mais importante da bacia hidrográfica do Amazonas;
      • Arquipélago de Anavilhanas – é um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do planeta (é composto por 400 ilhas e 60 lagos) e fica a aproximadamente 100 km de distância da capital, é ideal para a prática de atividades ao ar livre.
    1.  

    3. Tocantins – é o destino certo para o ecoturismo e para a aventura. Possui cachoeiras, chapadas, dunas e águas cristalinas, assim é o Parque do Jalapão. Nesse parque tem uma queda d’água em formato de ferradura – a Cachoeira da Velha, o Fervedouro do Ceiça – poço de água transparente no qual é impossível afundar devido à pressão da água, além da fenda do Cânion Sussuapara e a Pedra Furada.

    4. Roraima – o Monte Roraima fica na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, é um dos pontos mais elevados do país contornado por formações rochosas, cachoeiras, lagos e uma fauna e flora exuberantes.

    5. Amapá – Macapá é conhecida como a cidade do meio do mundo, pois é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador (linha imaginária que divide o planeta em dois: Hemisfério Norte e Sul). É muito interessante se aventurar por lá.

    6. Acre – rico em biodiversidade com uma densa floresta tropical. É a terra de Chico Mendes, o ambientalista que defendia os povos da floresta e que ganhou um parque com seu nome – o Parque Chico Mendes é um local de preservação da fauna e fica em Rio Branco – a capital do estado que possui diversos pontos turísticos, como o museu da borracha, uma riqueza que foi importante para o desenvolvimento da região.

    7. Rondônia – tem muitas atividades ligadas ao ecoturismo como trilhas e passeios de barco. O vale da cachoeira é um dos mais interessantes pontos turísticos ecológicos, fica na tríplice fronteira entre as cidades de Nova União, Teixeirópolis e Ouro Preto do Oeste no estado de Rondônia. A principal atração do parque é a Cachoeira do Rio Mandi com uma queda livre de 32 metros de altura.

    O Brasil é um país de extensão continental e apresenta uma diversidade em muitos aspectos, como: a cultura, a natureza, a população, a gastronomia, entre outros. E a região Norte também apresenta essa heterogeneidade. Todos os seus sete estados têm belezas naturais, patrimônios históricos, áreas de preservação e, por essas razões, não se pode deixar de visitar os seus pontos turísticos, cada um com as suas magníficas singularidades. 

    Há diversas possibilidades de se chegar nas cidades turísticas da região Norte, venha conhecer as nossas opções de trajetos em nosso site.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados